Compreenda a utilidade de um calendário menstrual

Tempo de leitura: 3 minutos



O calendário menstrual é e sempre será seu melhor amigo, principalmente quando se trata de monitorar seu ciclo. Este monitoramento é necessário para não cair em armadilhas se não quiser engravidar e para saber o dia da próxima menstruação.

Seu calendário menstrual será montado de acordo com a duração do seu ciclo. Ciclos comuns normalmente acontecem por volta de 28 dias. Mas se seu ciclo está entre 25 e 35 dias, ainda está aceitável, porém visite um ginecologista.

Os ciclos menores e maiores que 28 dias são comuns mas são considerados irregulares, por isso pode ser necessário fazer algum diagnóstico para entender a causa. Se não houver nenhum problema, fique tranquila. Estamos abordando isso, pois, na maioria dos casos, há algo para ser resolvido.

As fases do seu ciclo menstrual

calendário menstrual

O ciclo menstrual possui três fases: a folicular, com duração de 14 dias, incluindo o primeiro dia de menstruação; a ovulatória, com duração média de 24 horas; e a lútea, com cerca de 14 dias.

Fase folicular

Este é o período iniciado pelo primeiro dia da menstruação, que vai até o dia do período fértil ou ovulatório. Ele acontece ao longo de 14 dias, o período de tempo em que os hormônios trabalham para preparar o óvulo até liberá-lo para o endométrio. Neste tempo, o endométrio também é preparado para receber o óvulo, que, por sua vez, poderá ou não ser fecundado.

Fase ovulatória

A fase ovulatória acontece por volta de 12 a 16 dias, antes do seu primeiro dia de menstruação. Aqui o óvulo é liberado por meio dos ovários, com a arrebentação de um folículo. Com isso, ele percorre as trompas até chegar no útero, de forma que possa ser fecundado.

A data desta fase pode ser encontrada no seu calendário menstrual, com base no seu ciclo. A ovulação acontece de modo variável de mulher para mulher!

Fase lútea

Esta é a fase você pode vivenciar a TPM. Ela termina ao inicial a menstruação. Após a ovulação, o folículo rompido se fecha, a fim de formar um corpo lúteo. Após os próximos 14 dias até o início do período, se o óvulo não sofrer a fecundação, este corpo se degrada, dando início a um novo ciclo.

Você também pode gostar:

Como montar um calendário menstrual ideal

calendário menstrual

O calendário menstrual irá te mostrar todas essas fases. Desta maneira, se você deseja ou não engravidar, fique de olho na fase ovulatória. Este é o período fértil, o momento no qual o óvulo está pronto e será liberado para fecundar ou não.

Para montar seu calendário, leve em consideração o primeiro e o último dia da menstruação, assim você saberá quantos dias possui seu ciclo e também poderá montar o próximo calendário com a divisão de fases.

Além disso, você pode contar com aplicativos que possuem calendários inteligentes. Algumas dicas bem confiáveis são: Clue, Flo, Sai cólica e Womanlog. Todos eles podem ser baixados em celulares Android e IPhone.

Para calcular, basta inserir a data necessária e a duração de seu ciclo. Estar por dentro do seu ciclo menstrual pode te ajudar a manter o controle. Em casos de algo incomum surgir, você poderá imediatamente tomar as medidas necessárias.

O post Compreenda a utilidade de um calendário menstrual apareceu primeiro em Eu Sem Fronteiras.



Fonte do Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *