Anúncio Patrocinado


Todos os povos utilizam a arte como recurso para expressar suas emoções e suas ideias, refletindo a cultura e os pensamentos de suas sociedades. Sendo assim, os produtos da arte têm um valor que vai além da beleza e da apreciação estética, pois servem também como registro histórico da humanidade, pois muitas vezes retratam a vida de um grupo em determinada época.

No Brasil, a lei 6.533 e o decreto 82.385, de 1978, regulamentaram as diversas profissões que trabalham com a arte e em espetáculos de diversões, transformando a data de 12 de agosto no Dia Nacional das Artes.

Anúncio Patrocinado

Há várias formas de expressões artísticas, como música, dança, pintura, escultura, arquitetura, teatro, literatura, fotografia, histórias em quadrinho, arte digital, cinema etc. Estudos mostram que a arte traz inúmeros benefícios à saúde, seja você artista ou apreciador do trabalho artístico. Cantar, dançar, pintar, atuar ou mesmo apreciar manifestações artísticas melhora a qualidade de vida.

A dança ou a coreografia que se baseia no uso da expressão corporal, fazendo dela uma arte, traz inúmeros benefícios, como melhora na flexibilidade, agilidade, ritmo, coordenação motora e sensualidade, aumenta a frequência cardíaca, ajudando o coração a bombear mais sangue para o corpo, estimula também a criatividade e a socialização.

Mulher dançando em túnel

Quem segue cantando acaba espantando alguns males, como diz o dito popular, e recebe benefícios como a diminuição do estresse, o fortalecimento do sistema imunológico, a melhora da coordenação motora e da concentração, o fortalecimento do sistema imunológico e a diminuição dos sintomas da ansiedade, da solidão e da depressão.

Mesmo que você não seja um grande artista, pode usufruir dos benefícios da arte, fazendo tarefas rotineiras com criatividade e graça. Experimente dobrar as cobertas da cama de forma diferente e graciosa. Ponha uma mesa bonita para as refeições. Você tem alguma música preferida, que te põe para cima? Cante-a, dance-a. Rabisque livremente com um lápis ou caneta. Pinte, deixe sua mão fluir livremente num papel ou tecido, lembrando que as cores têm forte influência sobre os nossos sentimentos. Recite poesia para seu amor, para a sua família ou para si mesmo. Procure pronunciar palavras belas, de amor e de incentivo.

Silhueta de bailarina

Você também pode gostar de:

Seja o artista da sua própria vida e também aprecie as obras de arte das pessoas que estão em volta. O amor, a criatividade e a beleza tornarão sua vida mais cheia de graça.

Há ferramentas que podem te ajudar a limpar “os lixos”, para que você volte a brilhar e se ver como uma obra de arte. Eu, Fatima Cardoso, trabalho com a Cinesiologia Quântica e a Constelação Sistêmica Familiar.

O post A arte no dia-a-dia contribuindo para a saúde apareceu primeiro em Eu Sem Fronteiras.



Fonte do Artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui